Vamos falar de CRM?
Vale a pena investir em um CRM?
No cenário de competividade em que estamos inseridos, é cada vez mais importante elaborar estratégias eficientes que garantam o seu destaque sobre os concorrentes e que alcancem bons resultados.
É por esse motivo que o CRM ou Customer Relationship Management (Gestão do Relacionamento com o Cliente) é uma estratégia tão usada pelas empresas. Neste caso, o cliente é colocado como a principal peça da venda e o relacionamento com ele é construído ao decorrer de todas as etapas do processo comercial.
O CRM não é apenas uma estratégia, pois também é uma ferramenta que tem o objetivo de organizar e automatizar a gestão das ações de relacionamento. Imagine ter um software que vai te auxiliar em todo o processo comercial, desde o início até o fim de uma negociação, mostrando o andamento do relacionamento com o lead e favorecendo as suas chances de fechar negócio. Parece algo importante para toda área comercial, né?
Por que investir em um CRM?
Investir em um CRM significa que você investirá para vender mais ou para focar nas ações que trazem maior resultado. Como consequência, você terá uma ferramenta que irá ajudar na aproximação com o cliente e até na fidelização dele, é por esse motivo que suas chances de fechar negócio aumentam. O bom relacionamento é a chave para entender e satisfazer as necessidades de quem decide apostar no nosso negócio.
Nós vamos te explicar alguns detalhes importantes da ferramenta, no entanto, é importante entender que implantar um CRM exige mudanças em seu processo comercial. É fundamental que a cultura do CRM seja incorporada à rotina da sua equipe, já que o foco do trabalho será redirecionado ao cliente. Para alcançar esse objetivo, é necessário mudar a mentalidade do seu time para construir um relacionamento sólido com quem atendem, pois é essencial que a ferramenta contemple todas as fases do processo. Pode acreditar, com a utilização estratégica do CRM, o resultado dessas ações logo aparece!
Quais são os benefícios e funcionalidades do CRM?
Mesmo com a necessidade de mudanças no processo comercial, o CRM pode trazer diversas inovações para a área. Vamos conhecer algumas delas?
– Centralização de informações comerciais: todos os dados referentes às negociações estarão em um só lugar, facilitando o acesso da equipe e o registro de novas informações.
– Agendas futuras/próximos passos: não precisa se preocupar em esquecer o próximo contato. A partir dos registros realizados, é possível agendar os próximos contatos ou ações, a partir disso, o CRM te mostra quais serão as próximas iniciativas.
– Controle de visitas: será possível identificar quais foram os clientes visitados durante o dia de trabalho e tudo o que foi tratado pelo vendedor.
– Acompanhamento por status: essa funcionalidade permite identificar como está o andamento da negociação. Com isso, é possível organizar seus leads de diferentes formas.
– Análise do perfil dos clientes: o perfil do cliente vai fornecer informações detalhadas sobre o seu cliente, como o histórico de vendas, títulos a vencer e vencidos, entre outros dados.
– Gestão de equipe de vendas: você poderá definir qual será o vendedor responsável pela negociação e poderá acompanhar toda a alteração no histórico do lead/cliente.
– Relatórios Gerenciais: os relatórios são essenciais para a definição das suas estratégias. Com essa funcionalidade, será possível visualizar quais foram as oportunidades perdidas, quais os motivos de perda, quais vendedores têm mais propostas em aberto, dentre outros.
Essas são apenas algumas das novidades que podem ser implementadas na sua área comercial. Com o engajamento da sua equipe na etapa inicial do CRM, você poderá impulsionar as suas ações e aumentar seus resultados.
Contratar um CRM isolado ou integrado com o sistema de gestão?
Essa é uma decisão importante para o gestor, porque terá que decidir qual é a forma que mais beneficia o seu negócio. Neste caso, sugerimos a contratação de um CRM integrado com o sistema de gestão utilizado, isso se o próprio sistema já não oferecer a ferramenta. O motivo para isso é bem simples, nós vamos explicar!
O que a empresas mais necessitam é diminuir o trabalho feito com tarefas manuais para que sua equipe se mantenha focada naquilo que realmente importa. Já imaginou o tempo gasto saindo de um sistema e indo para outro para registrar informações ou emitir pedidos? Dependendo do volume de faturamento, isso pode até ser viável, mas na maioria dos casos, é preferível ter um sistema de gestão que forneça todas essas funcionalidades. Além disso, centralizar todas essas questões em só um fornecedor torna seu processo muito mais prático, não é mesmo?
Agora que já falamos sobre o CRM, vamos conhecer o ERP Online WebMais, que é especialista em indústria e distribuição. Além de todas as funcionalidades de gestão, o ERP WebMais também conta com a ferramenta de CRM, que beneficia os usuários no impulsionamento das vendas e na fidelização de clientes.
Quer conhecer mais sobre nossa solução? Entre em contato conosco! Estamos te aguardando no chat ao lado ou em um dos nossos telefones: (41) 3402-9509 ou (41) 99264-8492.