Qual o momento certo para mudar de sistema?
Administrar uma empresa não é tarefa fácil e durante o processo de crescimento, é muito importante que ela possa contar com um sistema de gestão que atenda cada necessidade que surge ao longo do tempo. É por isso que nem sempre o sistema usado no começo do negócio continua sendo o mesmo após alguns anos.
Conforme ocorrem mudanças internas e externas, é importante trocar de ERP. Para esta mudança possa impactar o menos possível a rotina da empresa como um todo, é importante entender qual o melhor momento para fazer essa troca. Um ponto de partida é analisar o cenário atual e quais são os objetivos atuais e futuros da organização.
5 sinais que não podem ser ignorados para troca do ERP
O sistema de gestão integrada – conhecido como ERP – se tornou uma ferramenta fundamental para setores da indústria e distribuição, por exemplo, que precisam de uma administração mais eficiente e otimizada. A boa notícia é que existem alguns sinais que indicam que é hora de fazer a mudança de sistema, e é importante ficar atento a eles.
1. O software não atende a legislação atual
É comum que a legislação brasileira sofra modificações em suas normas tributárias, contábeis e trabalhistas. E estas mudanças, por si só, já dificultam a gestão, agora imagine se o sistema que sua empresa utiliza está com essas informações desatualizadas? A situação pode ficar ainda pior.
Uma boa ferramenta de controle gerencial precisa ser capaz de gerenciar informações conforme as normas que estão em vigor. Caso contrário, problemas com pagamentos indevidos, retrabalho e problemas com fiscalização se tornam bem maiores.
Leia Mais:
>> Pagamento Eletrônico: como automatizar os pagamentos da sua empresa
>> Como fazer a gestão estratégica da sua empresa em tempos de crise
2. É preciso usar vários programas complementares
O principal objetivo de um sistema ERP é integrar todos os setores da sua empresa para uma gestão mais eficiente e otimizada. Por isso, se atualmente você ainda precisa de outros programas para fazer isso, é um grande sinal de que uma mudança no seu sistema integrado é necessária. Quanto mais programas você usa, maiores são as chances de retrabalho e erros operacionais.
3. O negócio está expandindo
Quando o seu planejamento estratégico indica que é possível crescer, é importante avaliar se seu ERP irá acompanhar a evolução da empresa. Escolha um sistema que esteja preparado para atender a complexidade dos processos multiempresariais. É importante fazer a troca antes da expansão, para evitar problemas e perdas financeiras.
4. O suporte não é bom
Esse é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença e podem ser decisivos na hora de pensar em mudar de sistema. Isso porque quando a empresa do software não oferece um atendimento personalizado e eficiente, a gestão do seu negócio pode ser grandemente prejudicada.
Mais do que vender o software, é importante verificar se são oferecidos serviços de consultoria, treinamento para os gestores e assessoria. Extrair o máximo potencial do seu sistema depende também do seu relacionamento com este fornecedor.
5. O software não é especializado para o ramo do seu negócio
Existem muitos sistemas para empresas por aí, mas nem sempre o mais barato é aquele especializado para o ramo do seu negócio. Por isso, é importante verificar se os módulos oferecidos atendem às peculiaridades da sua empresa e vão, realmente, ajudar na gestão integrada e contribuir para a otimização dos processos.
A Nume é a revendedora oficial do sistema ERP da WebMais, um ERP completo com foco na indústria e distribuição. Assim, você consegue ter controle total sobre o seu negócio, desde o setor financeiro até gestão de estoque e expedição. Agende agora mesmo uma demonstração e veja de perto como podemos ajudar o seu negócio a crescer.