Qual a importância dos relatórios para a sua empresa?
O dia a dia de uma empresa é composto por vários números. E a movimentação deles ao longo dos meses é determinante para que a gestão de uma organização possa ser o mais eficiente possível. Porém, isso só é possível quando todos eles estão devidamente organizados em relatórios que permitem ao gestor conhecer melhor a situação da empresa e planejar as ações para os próximos meses.
Mas por mais que a conotação deles seja a de monotonia e repetitividade, é muito importante rever este pensamento. Neste post você entende porque os relatórios gerenciais são fundamentais para qualquer negócio e confere um esboço de como torná-los uma ferramenta estratégica de gestão.
Qual a função de um relatório?
Imagine que a sua empresa irá adotar uma nova estratégia para aumentar o volume de negócios. Dentro do planejamento são propostos alguns objetivos e metas a serem alcançados, mas aí chegamos a um ponto fundamental: como ter certeza de que a estratégia deu certo?
É aí que entram os relatórios, já que são eles que representam tudo o que acontece na empresa e devem servir de norte para que as decisões sejam tomadas de forma assertiva e não em meras suposições. Quem age baseado nisso, tem grandes chances de erro e, na maioria dos casos, eles podem comprometer significativamente a saúde financeira do seu negócio.
Quando os relatórios estão com informações atualizadas, as chances de erros diminui e é possível acompanhar mais facilmente o desempenho de cada setor do negócio. Assim, se for necessário, é possível identificar eventuais problemas e corrigi-los mais rapidamente, evitando maiores prejuízos.
Principais relatórios para uma gestão eficiente
As principais ferramentas de administração devem ser capazes de emitir relatórios que possibilitem ao gestor acompanhar o andamento dos setores, de modo a verificar se os objetivos traçados estão sendo alcançados. Dessa forma, os principais relatórios de uma empresa devem ser:
Relatórios Financeiros
Dentro desta categoria estão o compilado de informações relacionadas ao controle de finanças do negócio. Sem este acompanhamento é impossível ter uma saúde financeira equilibrada, e isso pode comprometer toda a organização a longo prazo.
Fazem parte aqui o demonstrativos de resultados do exercício (DRE), que pontua os lucros e prejuízos da empresa em determinado período, e o relatório de fluxo de caixa, que mostra todos os detalhes financeiros de entrada e saída de dinheiro.
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Relatório de Vendas
A gestão de vendas é fundamental tanto para o setor industrial quanto para o de distribuição. E o objetivo do relatório de vendas é possibilitar a projeção sobre a expectativa de comercialização conforme a quantidade de produtos vendidos em determinado período.
Com ele é possível identificar sazonalidades, as preferências dos consumidores e o cumprimento das metas estabelecidas para o seu time de vendas.
Relatório de Satisfação do Cliente
Este relatório é obtido por meio de questionários aplicados a sua base de clientes. Nele deve ser possível identificar os pontos em que o atendimento e os produtos devem ser melhorados bem como o que agrada sua clientela.
Relatório de Produtividade
Os relatórios de produtividade tem como foco principal traduzir em dados o nível de produção da sua equipe. Ter essas informações em mãos permite que o gestor perceba quais são os fatores que estão afetando a produtividade do seu time para poder fazer as melhorias necessárias.
Como fazer um bom relatório?
Para que o relatório possa cumprir com seus objetivos é muito importante que algumas diretrizes sejam obedecidas. O primeiro ponto é que eles tenham informações completas e atualizadas sobre cada setor, ao mesmo tempo em que elas sejam fáceis de visualizar e entender. Isso significa que as informações ali presentes sejam concisas, incorporando o que é essencial para o seu negócio.
O segundo ponto permite que a leitura do relatório seja fluída. Para isso, sua funcionalidade precisa ser assertiva, ou seja, os dados inseridos precisam estar alinhados à necessidade de análise. Se o objetivo, por exemplo, é verificar os resultados da administração de vendas, não faz sentido colocar dados referentes às despesas.
Por último, é preciso equilibrar as informações para que mesmo conciso e funcional, o relatório gerencial não seja superficial. A precisão das informações deve sempre vir em primeiro lugar, assim, vale considerar soluções tecnológicas que permitam um programa de controle de estoque, vendas e financeiro e consiga emitir os relatórios que a sua empresa precisa.
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