Quais as vantagens do fluxo de caixa?
O sucesso de um negócio está atrelado a inúmeros fatores, dentre eles o fluxo de caixa é um dos mais importante, pois é determinante para indicar como está a saúde financeira da empresa. Não importa qual o porte da empresa, esta ferramenta contábil permite um planejamento mais eficiente, já possibilita que o gestor acompanhe de perto suas finanças, investimentos e rendimentos.
Sua principal função é permitir o rastreio dos gastos e a projeção de lucros em determinado período. Mas você sabia que existem diferentes tipos de fluxo de caixa? Continue lendo este post para saber quais são eles e a vantagem de manter seu fluxo de caixa bem organizado.
Tipos de fluxo de caixa
Cada fluxo de caixa tem objetivos e características muito específicas, por isso, é importante conhecer todos eles para que você os use corretamente no dia a dia.
Fluxo de Caixa Direto
Esta é a metodologia mais utilizada no mercado, pois considera de forma bruta as operações financeiras da sua empresa, ignorando qualquer desconto. As entradas e saídas são organizadas em categorias que dizem respeito às atividades de gestão. O fluxo de caixa direto oferece informações diariamente, exigindo maior empenho e tempo da equipe de trabalho da equipe financeira.
Fluxo de Caixa Indireto
Esta modalidade utiliza o balanço patrimonial para considerar a variação de ativos em determinado período. Dessa forma, o gestor contabiliza o lucro referente a um determinado período e o reajusta conforme a depreciação e amortização. No fim das contas, chega-se ao montante registrado no Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE).
Fluxo de Caixa Projetado
O caixa projetado não utiliza os valores que já foram acrescentados ou removidos do orçamento. Na verdade, ele tem como foco principal prever as receitas e gastos da empresa para que seja possível antever e preparar o orçamento para pagar as despesas em dia. Ele deve ser acompanhado constantemente para que não haja surpresas no meio do caminho.
Fluxo de Caixa Operacional
Nele são colocados todos os gastos referentes ao operacional do negócio, ou seja, as movimentações financeiras que permitem que a empresa continue funcionando, como folha de pagamento e manutenção de estoque. Importante: aqui não devem ser colocados investimentos e pagamentos relacionados ao pagamento de impostos e taxas.
Fluxo de Caixa Livre
Essa ferramenta é utilizada para medir a capacidade da organização em gerar capital no curto, médio e longo prazo. Use sempre de duas formas: a primeira entre 60 e 90 dias e a segunda entre 2 e 5 anos.
Leia Mais:
>> Como evitar furos no estoque?
>> Como fazer a gestão estratégica do seu negócio em tempos de crise
Principais vantagens do fluxo de caixa
1. Evita gastos desnecessários
Ao anotar todas as movimentações financeiras, é possível identificar mais facilmente se a empresa está tendo gastos desnecessários. Assim, é possível otimizar o uso do capital e, consequentemente, sobra mais dinheiro para investir de forma mais estratégica como, por exemplo, um sistema de gerenciamento de compras.
2. Garante o cumprimento das obrigações
Quando as contas estão acumuladas no setor financeiro, isso representa um desempenho ruim na gestão do negócio. Para que as metas sejam cumpridas como um todo, é fundamental que as obrigações financeiras estejam em dia. Com um fluxo de caixa organizado, é possível ter controle sobre tudo o que acontece, definindo ações preventivas e corretivas no seu orçamento.
3. Melhora a tomada de decisão
Quando tudo está organizado, o gestor consegue ter as informações necessárias para uma tomada de decisão mais assertiva. Assim, o fluxo de materiais e até mesmo o gerenciamento de vendas se beneficiam com uma gestão estratégica e uma saúde financeira equilibrada.
O sistema ERP Webmais ajuda a sua empresa a ter controle total do seu fluxo de caixa e sempre de forma integrada com todos os setores da organização. Mude a forma como a gestão do seu negócio é realizada, entre em contato com nossa equipe e agende sua demonstração.