Por que inovar na crise pode salvar o seu negócio?
Os últimos meses têm sido desafiadores para empresas de todos os portes e segmentos. A crise causada pelo coronavírus afetaram a economia, a forma como nossos clientes consomem produtos e serviços, e ainda foi necessário em novas formas de continuar com a empresa funcionando em home office ou em turnos alternados.
É óbvio que tudo isso impacta de forma negativa os negócios, não dá para negar, porém é importante enxergar a situação sob uma perspectiva diferente. Passo o impacto inicial causado pela pandemia, é fundamental que as empresas comecem a pensar em medidas de curto e médio prazos.
O grande desafio dos gestores, neste momento, é projetar neste cenário a manutenção dos contratos com os clientes, colaboradores e, principalmente, ampliar e inovar o negócio.
Cenários da crise: qual deles sua empresa está vivendo?
Quase cinco meses se passaram desde que o isolamento social começou e, neste cenário, é possível perceber dois comportamentos distintos na gestão do negócio:
- aqueles que aproveitaram para dar mais velocidade aos seus projetos;
- aqueles que optaram por responder minimamente a crise e esperaram para ver o que vai acontecer.
Não existe certo ou errado aqui, mas sim um comportamento que traz mais riscos ou menos. O fato é que as empresas que recuaram diante das situações geradas pela pandemia, sofreram muito mais impactos e no mercado, quem não está disposto a se adaptar pode ficar pelo caminho.
A boa notícia é que muitas empresas ganharam mais terreno nos últimos meses e se ajustaram a nova realidade. Este movimento rumo a inovação é muito importante quando uma variável dessa magnitude entra no caminho dos negócios e é fundamental reagir. A inovação continua sendo o caminho para que empresas de todos os segmentos não precisem fechar suas portas.
Leia Mais:
Como fazer a gestão estratégica da sua empresa em tempos de crise?
Como calcular o custo do seu produto?
Por que sua empresa deve investir em marketing digital?
Como buscar inovação em meio a crise
Toda crise pode (e deve) ser considerada como uma oportunidade para renovar a empresa, fazer diferente e descobrir novos caminhos. Na economia moderna, a vantagem competitiva está naquelas empresas que conseguem ser mais ágeis, e não exatamente as maiores.
É importante destacar, entretanto, que quando falamos de inovação ela não está diretamente associada ao uso de tecnologia de ponta. Este é um conceito que vai muito além e não está restrito ao universos das grandes corporações. Isso porque é possível transformar o negócio com ações que incrementem produtos e serviços já existentes.
A grande sacada é sempre pensar em soluções que resolvam os problemas de seus potenciais clientes e, nesse momento, problemas é que não faltam. Inovar significa também pensar em soluções que resolvam os gargalos encontrados dentro da própria empresa, investimento em ferramentas e softawares de ERP, por exemplo, que automatizem processos e deem uma visão clara do negócio.
Para que isso aconteça de forma efetiva, sua empresa pode trabalhar com o seguinte passo a passo:
- Identifique problemas e veja como oportunidades;
- Entenda o problema para criar a solução;
- Converse com outras pessoas sobre o problema que deseja resolver e sobre as alternativas que pretende oferecer;
- Agrupe as ideias, os insights e as propostas de solução;
- Desenvolva o conceito e a aplicação.
Tenha em mente que são ações como estas que podem salvar a vida do seu negócio, evitando prejuízos e até mesmo a falência. Se você ainda não tem uma visão clara de onde sua empresa está e deseja centralizar as informações do seu negócio em um só lugar, a Nume trabalha com um dos melhores softwares de gestão ERP online e pode te ajudar a ter mais clareza do caminho que sua empresa pode seguir rumo à inovação. Solicite uma demonstração agora mesmo. É gratuito!