Dicas para abrir um novo negócio
Abrir um negócio é uma tarefa que exige não apenas dinheiro, mas também habilidades para que o empreendedor consiga superar os obstáculos e realizar uma gestão com foco em resultados. É muito importante entender o mercado, o público e planejar bem cada etapa para garantir o sucesso do empreendimento.
De acordo com pesquisas recentes, o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. Uma pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), produzido em parceria com o Sebrae, 36 em cada 100 brasileiros adultos é empreendedor. Porém, apesar dos números promissores, poucas empresas sobrevivem nos primeiros dois anos de vida, e isso normalmente está associado a falta de planejamento e conhecimento de gestão.
Para você não fazer parte da estatística, separamos 6 dicas que você precisa seguir para abrir um negócio de sucesso.
6 dicas para abrir seu negócio
Não existem fórmulas prontas quando o assunto é abrir um negócio próprio, mas há alguns aspectos relacionados à gestão que você precisa entender e aprender sobre o que você deseja montar.
1. Procure a orientação de especialistas
O Sebrae é uma das opções mais estratégicas para quem deseja abrir um negócio com o suporte de especialistas. Eles disponibilizam diversos cursos gratuitos para quem deseja empreender e até mesmo programas de orientação para quem deseja tirar suas ideias do papel e validar seu plano de negócios.
Um ótimo exemplo é o curso gratuito Iniciando um Pequeno Grande Negócio, que oferece as noções básicas para ajudar na implementação de um negócio a partir de estudos de caso e atividades concretas.
2. Valide sua ideia e modelo de negócio
É muito importante saber se a sua ideia é válida, sendo necessário pesar prós e contras e a viabilidade do seu negócio para que ele dê o retorno esperado. Mas atenção: não adianta só perguntar a opinião de amigos e parentes. Busque ouvir profissionais da área e outros empreendedores, além de potenciais clientes para poder estudar o mercado do seu produto ou serviço com profundidade.
Uma ferramenta muito útil nesta fase de pré-implementação de um empreendimento é o modelo de negócios. Quando a sua ideia é testada de acordo com parâmetros quantitativos e de mercado, fica muito mais fácil identificar erros, fazer as devidas correções e garantir que a empresa vai se manter sustentável e com as contas equilibradas.
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3. Tenha um mentor
Com a sua ideia validada, busque um mentor que possa te dar um suporte no início da sua jornada empreendedora e que seja capaz de te dar feedbacks relevantes e críticas construtivas. Essa presença neste momento pode evitar problemas e erros que geram gastos desnecessários.
4. Contrate um contador
Este é o profissional mais qualificado para auxiliar na abertura e andamento financeiro da sua empresa, principalmente com relação ao enquadramento tributário. Esse profissional tem condições de auxiliar em temas como controle financeiro, gestão de estoque, fluxo de caixa, capital de giro e muito mais. Depois, na hora de expandir ou cortar custos, também vale recorrer a ele.
5. Formalize a abertura do negócio
Para formalizar a abertura da sua empresa, fique atento aos prazos e etapas necessárias para abrir uma empresa. Ela varia conforme o Estado, mas de modo geral é importante:
1- Procurar a prefeitura;
2- Buscar pendências;
3- Verificar a viabilidade;
4- Conferir nome e marca;
5- Obter o CNPJ;
6- Apresentar a documentação.
Em todas essas etapas, busque sempre a orientação do seu contador, que é quem irá te ajudar a obter a documentação, preencher as requisições e a cumprir todas as exigências e formalidades legais.
6. Faça a gestão financeira no dia a dia
Manter as finanças em dia é fundamental para que sua empresa encontre o equilíbrio para manter as operações funcionando como devem. Por isso, escolher um sistema ERP online pode ser de grande ajuda para já começar com o pé direito e facilitar a gestão financeira da sua empresa no dia a dia. A principal vantagem, é que esse tipo de sistema de gestão integrada funciona com módulos, que podem facilmente se adaptar ao seu modelo de negócios.
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