Como fazer um planejamento comercial
O planejamento é uma etapa fundamental para o sucesso de uma empresa. Todas as áreas precisam trabalhar com base nos objetivos e definições presentes nele, visto que este é um meio para mensurar se os resultados alcançados vem de encontro com as metas estabelecidas ou não.
No setor de vendas, definir um bom planejamento comercial contribui para que o time consiga ter um norte para definir suas ações e abordagens quando entrar em contato com um potencial cliente. Apesar de sua importância, uma pesquisa revelou que 50% das empresas não têm nada definido nesse sentido.
É importante entender que planejar vai além de saber aonde se quer chegar, envolve também quando chegar lá e como se dará este processo. Por isso, existe um passo a passo que pode ser seguido para a elaboração de um bom planejamento estratégico comercial para a correta gestão empresarial do seu negócio.
7 passos para fazer um planejamento comercial
1. Alinhe os objetivos estratégicos da empresa
Analise detalhadamente o cenário da sua empresa e defina quais objetivos deseja alcançar através de seu planejamento comercial.
2. Determine as metas da área de vendas e os incentivos
Defina as metas que seu time deve alcançar para que o planejamento tenha êxito. É importante que as metas sejam realistas e alcançáveis, dentro dos prazos determinados.
3. Avalie a necessidade de contratações
Um dos capitais mais valiosos de uma empresa é o capital humano. Sendo assim, um bom planejamento estratégico deve contar com profissionais capacitados para executar suas funções com eficiência.
4. Defina os recursos necessários para o planejamento começar a funcionar
É muito importante que seja feito o levantamento de custo das ações a serem executadas. Esta análise permite que se tenha uma visão clara dos gastos e se há recursos no fluxo de caixa para absorver estas despesas.
5. Crie materiais de divulgação e apoio aos vendedores
Munir sua equipe de materiais de apoio e que contribuam para a divulgação dos seus produtos e serviços é um dos pontos que deve estar em seu planejamento. Analise de que forma você pode agir diferente para oferecer soluções inovadoras e criativas, tanto para seus clientes quanto para seus colaboradores.
6. Determine as métricas de monitoramento
Durante o planejamento, você e sua equipe precisam definir quais serão os indicadores de controle, ou seja, as métricas que serão utilizadas para medir se as ações estão sendo executadas, se estão tendo progresso ou não.
7. Se precisar, não tenha medo de mudar
Ao elaborar um planejamento, seja ele comercial ou não, é preciso ter em mente que haverá a necessidade de implementar mudanças, uma vez que as coisas podem não sair exatamente como planejado e surpresas podem acontecer.
Uma das melhores formas de acompanhar o progresso dos esforços comerciais é investimento em ferramentas que otimizem e facilitem o acompanhamento dos dados, melhorando a gestão empresarial. O sistema ERP online da WebMais conta com diversas soluções para sua empresa centralizar todas as informações relevantes para o seu negócio, oferecendo indicadores para acompanhar o progresso da sua equipe e da administração da sua empresa.