Como evitar erros no controle de expedição
Dentro da rotina de uma cadeia de distribuição há muitos desafios a serem enfrentados, sendo um deles o controle de expedição. Este é um setor estratégico dentro da empresa, principalmente porque quando há algum erro nesse processo, a satisfação do cliente pode ser comprometida.
Entregas equivocadas, avarias, perdas e um aumento no número de trocas e devoluções são apenas alguns dos problemas que podem ser resolvidos com um bom controle de expedição. A fórmula para aprimorar o seu processo de distribuição está em ter um planejamento, organização e boas práticas de gestão para corrigir e prevenir falhas.
Quais os principais erros no controle de expedição?
Muitos erros podem acontecer no controle de expedição, principalmente porque é algo complexo e demanda processos estratégicos dentro da empresa. Por isso, é muito importante ficar atento a eles para fazer os devidos ajustes.
1. Não fazer uma picking list
Uma picking list nada mais é do que um relatório do que será expedido. Esta é uma etapa fundamental no processo, já que é a partir dele que serão separados todos os itens para envio. Se essa listagem não for feita corretamente, erros como separação incorreta de produtos, troca de dados e descuido quanto a data de validade podem acabar sendo recorrentes e prejudicando o negócio.
Para fazer a separação dos produtos, alguns itens são necessários:
● código do pedido;
● nome de cada produto a ser separado;
● localização dos itens;
● quantidades;
● peso e descrição;
● observações e necessidades especiais para armazenamento e embalagem.
Leia Mais:
>> Como evitar furos no estoque?
>> Por que controle de lote é tão importante?
2. Descuido na escolha das embalagens
Logo após a separação começa o processo de empacotamento. Esta é uma etapa que precisa de muita atenção para evitar que pacotes malfeitos e frágeis sejam enviados acarretando em danos e avarias durante o transporte. Erros muito comuns nesta etapa são:
● colagem de etiquetas em encomendas erradas;
● esquecimento do DANFE (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica)
● uso incorreto das embalagens.
A boa notícia é que estes problemas são facilmente contornados com a organização do espaço em que é feita a expedição. Ele deve conter todos os itens de trabalho para que sua equipe tenha sempre tudo à mão, principalmente as etiquetas e DANFE.
Como é possível evitar os erros de expedição?
Planejamento e organização são fundamentais para uma gestão eficiente e isso se torna muito mais fácil quando há um sistema ERP que integra e centraliza todas as informações. A vantagem é que esse tipo de ferramenta possui módulos de controle de estoque e expedição, que tornam a separação e envio de mercadorias muito mais simples.
Com o sistema ERP online da Webmais, seu centro de distribuição consegue:
● fazer a emissão de pedidos e picking list;
● controlar o estoque indicando o prazo de validade;
● fazer a emissão de etiquetas personalizadas;
● realizar o gerenciamento da formação de cargas;
● emitir documentos, como a Nota Fiscal Eletrônica;
● fazer a otimização de rotas;
● fazer o romaneio de cargas.
Poder contar com todas estas funcionalidades, torna o seu controle de expedição muito mais ágil. Se você precisa melhorar este setor em sua empresa, entre em contato com nossa equipe e agende sua demonstração para conhecer nosso sistema integrado para logística.