Como aumentar o faturamento da sua empresa?
Aumentar o faturamento de uma empresa é algo importante e que está na pauta de qualquer gestor. É comum que as empresas estejam sempre em busca de novas receitas, afinal, ter um negócio lucrativo é importante. Para que isso seja uma realidade, é importante manter em equilíbrio fatores como número de vendas, redução de custos e controle do fluxo de caixa.
Se você está em busca de informações para aumentar suas receitas e maximizar seus lucros, neste post selecionamentos algumas dicas importantes para você aplicar na sua empresa.
Lucro versus Faturamento: qual a diferença?
É muito comum que haja certa confusão na hora de identificar a diferença entre lucro e faturamento. Isso porque esses valores estão relacionados, mas consideram aspectos diferentes do negócio. O faturamento de uma empresa representa todas as receitas que entraram em caixa durante determinado período (dia, semana, mês, ano).
Um detalhe importante: o faturamento não se preocupa com as despesas e basicamente representa o ganho bruto da sua empresa quando há venda de produtos e/ou serviços em sua empresa. O lucro, por sua vez, representa o cálculo de tudo o que foi vendido menos as despesas e custos durante aquele período, ou seja, o valor líquido que sobra em caixa quando tudo é pago.
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>> Como definir o preço de venda?
Dicas para aumentar o seu faturamento
1. Precifique corretamente
A precificação é uma tarefa desafiadora porque existem algumas coisas importantes por trás de etiquetar uma mercadoria ou precificar um serviço. A formação do preço de vendas influencia – e muito – a decisão de compra de um cliente. Contudo, baixar preços para vender mais não necessariamente implicará em aumento de lucro.
É preciso ter a certeza de que sua empresa está oferecendo a melhor oferta para ter lucratividade. Equilíbrio é fundamental aí. O primeiro passo para a correta precificação a fim de maximizar os lucros é saber o custo de produção ou de compra dos produtos e serviços. Só assim você conseguirá trabalhar com uma margem de lucro positiva.
2. Desenvolva um canal de vendas e avalie os existentes
Ao falarmos de canais de vendas incluímos locais como:
- Lojas físicas (PDVs ou pontos de venda);
- Lojas virtuais (site, e-commerce, Mercado Livre, Facebook etc.);
- Revendedores (podem ser tanto pessoas jurídicas, como pessoas físicas);
- Representantes Comerciais;
- Distribuidores Atacadistas ou Varejistas;
- Entre outros canais que vão variar de acordo com cada modelo de negócio.
Não existe uma fórmula aqui para saber o que vai funcionar para sua organização. No entanto, via de regra, na hora de avaliar canais existentes ou considerar novos deve-se levar em conta não somente a receita, mas também as deduções, custos e despesas relacionadas a cada canal.
3. Tenha receitas recorrentes
Em muitos casos, pode-se maximizar os lucros com clientes que pagam regularmente para ter um produto ou serviço. Modelos de assinatura (como Netflix) ou mensalidade funcionam muito bem aqui. A receita recorrente é uma excelente maneira de blindar uma empresa em épocas de baixa demanda, além de que trabalha com um ponto importantíssimo: a fidelização de clientes.
4. Organize seu financeiro
Organizar o financeiro da empresa significa trabalhar em itens como categorização de despesas, custos, receitas e investimentos, e entendimento dos prazos médios de pagamento e recebimento do seu negócio, para citar dois exemplos.
Ao ter uma organização financeira você coloca a casa em ordem. Sabe quando você faz uma limpeza no armário e descobre uma roupa que nem lembrava que tinha? Organizando o financeiro você pode perceber, por exemplo, que está tendo um gasto excessivo em alguma área na organização. Isso fará com que você esteja muito mais apto para elaborar planos de ação que resolvam isso.
5. Venda mais para sua cartela de clientes
Novas receitas podem vir de clientes antigos, certo? Pense o seguinte: conquistar um novo cliente exige um trabalho árduo de marketing e prospecção, e você vai concordar que tudo isso tem um custo.
Já ouviu falar na regra dos 80/20, conhecida também por Regra de Pareto? Ela diz que 80% das consequências são frutos de 20% das causas. Quando falamos em vendas, dizemos que 80% da renda da sua empresa vem de 20% dos seus clientes.
A dica aqui é descobrir quem são esses clientes que trazem mais dinheiro e fazer com que eles comprem mais do seu negócio. Para isso, é possível oferecer descontos de fidelização, fazer venda casada, entre outras opções viáveis para o seu negócio.
Como foi possível perceber, existem muitas ações que sua empresa pode fazer para aumentar os lucros. Novas receitas trarão mais dinheiro, mas, como vimos, a lucratividade está diretamente ligada aos gastos da empresa. Isso significa que é muito importante ter organização financeira a fim de entender e controlar melhor cada gasto.
Além disso, vale destacar o ponto de equilíbrio, que é o ponto de igualdade financeira entre receitas totais e despesas em um mesmo período. É a partir desse conhecimento que você conseguirá pensar em como aumentar os lucros, pois ele mostrará o mínimo que sua empresa precisa para lucrar.