Como evitar furos no estoque?
Não importa se você tem uma empresa é física ou virtual, se você precisa lidar com estoque sabe o quanto é desafiador ter que organizar e controlar a entrada e saída de materiais e produtos. E se você não tem conseguido controlar e mensurar esta área, é possível que aconteça, mais cedo ou mais tarde, os temidos furos no estoque.
Furo no estoque é quando as quantidades registradas no sistema não batem com as quantidades reais do produto. Isso pode causar problemas muito sérios em todos os segmentos, pois a entrega de um produto pode ser prejudicada se não houver matéria-prima em estoque para sua produção ou até mesmo quando é preciso encomendar e a entrega sofrerá um atraso muito grande até a mercadoria chegar.
Principais causas para erros no estoque
Após a realização do inventário do estoque, pode ser que a sua empresa tenha percebido que o estoque registrado está diferente do físico. Esta é uma situação que pode ter várias causas, dentre elas, as mais comuns são:
– erro ao registrar as movimentações de entrada e saída de produtos;
– erro nos lançamentos;
– baixa do produto incorreto no estoque;
– lançamento correto e operação física errada;
– furtos ou perdas internas;
– falha na configuração do software de gestão utilizado pela empresa.
É muito importante identificar as causas que estão contribuindo para que seu gerenciamento de estoque esteja com problemas. Assim, é possível criar estratégias e investir, até mesmo, em um melhor controle de estoque e vendas para o seu negócio.
Leia Mais:
>> Qual a importância dos relatórios para a sua empresa?
>> O que é controle de estoque?
5 formas de evitar furos no estoque
A prevenção sempre será o melhor caminho para a administração de estoque eficiente. Dessa forma, uma das melhores maneiras de solucionar o problema é criar rotinas internas para sua equipe seguir aliado a um bom gerenciador de estoque.
1. Invista em um sistema de gestão integrado
Pensar em gestão de processos sem poder contar com um sistema ERP é algo completamente impossível. É fundamental que as informações dos softwares estejam integradas em um único lugar para garantir a segurança dos dados e a possibilidade de ter relatórios mais confiáveis.
2. Acompanhe o volume de compras
Outra situação que ocasiona muitos problemas na gestão de estoque é o erro da gestão de compras. O desperdício de mercadorias, que acontece por falta de interesse dos consumidores e que leva a demora nas vendas e vencimento do prazo de validade, é um desses fatores. Por isso, o setor de compras também deve estar atento para evitar desperdícios, estabelecendo um processo de aquisição de mercadorias baseado nas demandas do cliente.
3. Acompanhe o recebimento de mercadorias
As mercadorias precisam ser devidamente cadastradas assim que chegam ao depósito. Um bom processo de recebimento contribui para que o seu gerenciador de estoque seja abastecido com as informações corretas, tornando todo o controle de estoque e vendas mais assertivo.
4. Tenha processos estruturados
Toda a sua operação deve ser baseada em um planejamento de estoque que tenha uma estrutura fixa de controle e gestão. Estabelecer regras e normas para este setor, permite que todas as ações de controle de estoque sejam padronizados, evitando erros e divergências operacionais que geram perdas.
5. Faça regularmente o inventário de estoque
Esta é uma atividade muito importante para que você tenha o controle de estoque da sua empresa. Assim, você consegue alinhar com mais facilidade no alinhamento entre o seu sistema de gestão (estoque virtual) e os dados coletados no estoque (estoque físico).
Na Nume, você pode contar com um sistema ERP online completo e intuitivo para a sua empresa ter controle total na gestão do seu estoque. Entre em contato e agende sua demonstração para conhecer como organizar seu estoque com mais eficiência.