Por que sua empresa deve investir em marketing digital?
O comportamento do consumidor mudou e de acordo com as últimas pesquisas, a forma como as pessoas compram produtos e serviços veio para ficar. No mundo pós-pandemia, as empresas que não estiverem antenadas e trabalhando forte em seu marketing digital correm o risco de ficarem esquecidas em meio a todas as outras que, mesmo em um cenário desfavorável, arregaçaram as mangas e se reinventaram.
De portas fechadas, muitos empresários têm se perguntado como manter suas operações no mesmo nível em que estavam antes de tudo se modificar. É claro que a resposta para isso não é simples e mágica, porém é muito importante entender o que mudou para saber quais passos dar adiante. E o marketing é uma das ferramentas que contribui significativamente para divulgar produtos e serviços em várias plataformas digitais – que é onde seus clientes estão neste momento.
Mas o que mudou?
Antes de mais nada é preciso entender que existem três macroforças que ganharam peso e relevância nos últimos meses: a incerteza, a volatilidade e a mobilidade. Juntas, elas contribuem para que você entenda as mudanças comportamentais que aconteceram com o isolamento social e o início da crise.
- INCERTEZA: as pessoas já não conseguem mais pensar em como será o futuro tomando como base o passado. Isso significa que a forma como tudo funcionava até março de 2020 não tem mais espaço frente à nova realidade.
- VOLATILIDADE: esse conceito demonstra que tudo muda muito rápido. Muitas pessoas têm enfrentado uma oscilação em suas finanças durante os últimos meses, e isso não afeta somente as prioridades, mas aumenta a cautela dos consumidores ao escolherem produtos e serviços.
- MOBILIDADE: a liberdade de ir e vir ficou restrita a estabelecimentos essenciais, como mercados e farmácias, e a falta de mobilidade abriu caminho para novas formas de acessar as empresas. Opções como compras online, delivery e serviços on demand ganharam uma força enorme com a pandemia.
Quando a sua empresa começa a perceber como estes fatores impactam diretamente o negócio, fica mais fácil saber onde direcionar os esforços. E as ações de marketing visam contribuir justamente para que os seus potenciais clientes encontrem o seu produto/serviço com mais facilidade.
Onde o marketing digital entra nisso tudo?
Todos os dias, milhares de pessoas procuram solucionar seus problemas com os resultados que encontram nos mecanismos de busca, como o Google. E com o isolamento social, foram mais e 4 milhões de novos usuários que chegaram em busca de empresas que atendam suas necessidades frente ao isolamento social.
Dentro desse panorama, o marketing digital entra como uma estratégia que possibilita que empresas de todos os segmentos consigam ampliar seu alcance e atrair para os seus canais pessoas interessadas no que têm a oferecer.
Além disso, é possível uma boa estratégia de marketing possibilita:
1) Construir sua autoridade dentro do seu segmento
Através de conteúdo altamente relevante, sua empresa pode se tornar uma referência dentro do seu segmento de atuação. Assim, a marca consegue se posicionar como uma autoridade no assunto de interesse e aumenta as chances de conquistar potenciais clientes.
2) Ampliar seu alcance
Ao estar na internet, seu negócio consegue ampliar o alcance, pois não há limitações geográficas e o contato com a sua empresa não se limita ao horário comercial. Por isso, ter um site aumenta as oportunidades de gerar negócios.
3) Segmentar melhor seu público-alvo
Outra vantagem do marketing digital é que ele possibilita filtrar e segmentar de maneira muito eficiente o público para cada ação. Além disso, é possível coletar dados valiosos sobre a sua audiência, permitindo que sua empresa faça investimentos mais assertivos.
Com ações bem definidas e alinhadas com o planejamento estratégico da empresa, o marketing contribui para o aumento das vendas, a conquista de uma posição de referência no mercado, geração e qualificação de novos leads e permite que seu negócio se destaque da concorrência.