Como definir o preço de venda?
Calcular o preço de venda dos produtos pode ser considerado um desafio para muitas empresas, principalmente para aquelas que estão no começo de sua história.
Saiba que essa etapa é essencial para o funcionamento de qualquer negócio e que existem uma série de cuidados que você deve tomar para tornar esse cálculo eficaz. Vem com a gente que vamos te mostrar como isso deve ser feito.
O que é o preço de venda?
Para resumir, o preço de venda é aquele valor que a sua empresa irá cobrar do cliente na comercialização de um produto ou serviço. Este é o momento em que todos os custos de produção ou aquisição, despesas de venda e lucros devem ser considerados.
Para explicar melhor, o custo de produção envolve todos os valores gastos para produzir ou adquirir um produto. As despesas podem ser definidas pelos gastos que a empresa tem para realizar a venda, como o investimento na armazenagem, transporte, marketing, entre outros. Por fim, mas não menos importante, temos o lucro, que caracteriza todo o retorno que seu negócio terá na comercialização.
Cobrar o valor correto pode resultar no aumento da competitividade entre a sua empresa a de seus concorrentes. Mas é importante estar atento, pois este preço dever ser justo, tanto para você quanto para seus compradores.
Qual a relevância do preço de venda?
A definição do seu preço de venda não pode ser considerado algo simples, tem que fazer parte da estratégia do seu negócio para conquistar mais clientes. Por este motivo, você deve conhecer os benefícios que essa ação pode te proporcionar.
Consumidores satisfeitos: o valor ainda é determinante para muitos compradores. Por isso, você deve ser justo e estratégico para continuar lucrando.
Assertividade no alcance do seu público-alvo: o seu preço de venda também pode te ajudar a alcançar quem você quer que compre seu produto.
Viabilização de descontos: descobrindo o seu preço de venda, é muito mais fácil viabilizar descontos sem que isso prejudique os resultados do seu negócio.
Cumprimento das obrigações: esta estratégia vai garantir que haja dinheiro em caixa para que você possa cumprir com suas obrigações.
Melhores resultados: se você pode definir sua margem de lucro, praticar preços justos e ainda ter dinheiro em caixa, consequentemente os resultados da sua empresa melhoram. Você poderá investir em coisas que antes não conseguia e se manter bem posicionado no mercado.
Só coisas boas, concorda?
Afinal, como calcular o preço do produto?
Para calcular o preço de venda do seu produto, é importante ficar atento a algumas questões que podem garantir maior assertividade na sua estratégia.
Conheça os seus custos e despesas
Nós já abordamos o custo do produto aqui no blog. Este ponto precisa de atenção, pois o seu preço de venda precisa ser o suficiente para cobrir todos os seus gastos com a produção ou aquisição do produto e ainda ser atrativo para os clientes. Tome cuidado para não sair no prejuízo, mesmo com boas vendas.
Margem de lucro
O lucro é o que mais atrai o empreendedor na hora de realizar uma venda. Não existe uma fórmula para definir o quanto você ganhará com a venda do seu produto, mas seja cauteloso para não espantar seus clientes com valores muito altos.
Fique atento ao seu mercado
Assim como você, seus concorrentes também utilizam estratégias para alcançar o público que desejam. Sendo assim, estude estas atuações e o comportamento do seu público, pois é assim que você aprenderá a se posicionar e a chamar a atenção de quem necessita.
Entenda os valores que compõem seu produto
Nós já comentamos que você deve considerar todos as suas despesas, custos e o lucro para definir seu preço do produto, gerando a seguinte fórmula:
CUSTOS + DESPESAS + PORCENTAGEM DE LUCRO = PREÇO DE VENDA
Aprenda a comparar este valor com o de seus concorrentes e isso irá mostrar se sua empresa está sendo competitiva ou não.
Utilize ferramentas facilitem a formação do preço de venda
Um gestor deve pensar em facilitar o dia a dia de trabalho, por este motivo, um sistema de gestão empresarial vai ajudá-lo a realizar as tarefas que citamos aqui, fornecendo o custo do produto, facilitando a identificação das despesas e a definição da margem de lucro.
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Agora que já falamos sobre a formação do preço de venda, chegou a hora de conhecer nossa solução de gestão empresarial. O ERP WebMais está no mercado desde novembro de 2005 e é especialista em Sistema ERP online para distribuição e indústria, fornecendo funcionalidades de formação de preço de venda, estimativas e relatórios de rentabilidade que vão promover uma análise mais assertiva dos resultados.
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