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Comunicação interna: o que é e qual a importância para o seu negócio

Postado Por: Rafael Campos

Comunicação interna: o que é e qual a importância para o seu negócio

O que é comunicação interna?

Quando falamos de comunicação, o que você imagina? Uma simples conversa? Uma forma de se relacionar? Um campo do conhecimento?

As respostas podem ser inúmeras e todas também podem estar corretas. Mas você já tentou aplicar a comunicação no seu negócio? É aqui que a comunicação interna entra.

Muitos empreendedores se preocupam muito com a comunicação com o público externo, com seus clientes e fornecedores. Isso é realmente importante, no entanto, você tem se relacionado com seu público interno, ou seja, com os seus colaboradores?

A comunicação interna é uma área da comunicação que visa essa relação, afinal, é a sua equipe que faz a máquina rodar. Uma comunicação transparente, constante e simples com o seu time vai manter o alinhamento com o objetivo do seu negócio, pois os colaboradores estarão mais informados e motivados.

Qual a importância e os benefícios da comunicação interna?

Essa não é uma área muito comum nas empresas, sendo mais vista em organizações de grande porte. Entretanto, é uma atividade que pode te proporcionar uma nova visão sobre o seu negócio e seus colaboradores, trazendo inúmeros benefícios que vamos comentar agora.

Melhoria no clima organizacional

Um ambiente de trabalho em que ninguém interage é terrível, pois além de desmotivar seus colaboradores os torna improdutivos. A comunicação interna traz um espírito de cooperação ao seu negócio, além de ajudar a desenvolver os relacionamentos interpessoais.

Dessa forma, a distância percebida entre as áreas diminui e sua equipe trabalha em mais sintonia. Chega de isolar áreas, pois quanto mais os colaboradores conhecem o trabalho desenvolvido pelos outros times, mais eles se sentem pertencentes ao propósito do seu negócio.

Aumento da produtividade

Todo líder almeja o aumento da produtividade da sua equipe, certo? A comunicação interna é um importante meio para alcançar esse objetivo.

Nós comentamos anteriormente sobre a melhoria do clima organizacional, a qual também torna os colaboradores mais engajados com os objetivos da sua empresa. Com esse resultado, é natural que os funcionários se esforcem mais para contribuir.

Queremos também enfatizar a importância do seu colaborador saber qual é o papel dele dentro da empresa, qual a sua relevância e qual o impacto do seu trabalho nos resultados da organização. Lembre que ninguém chega a lugar algum se não souber o caminho!

Diminuição da rotatividade

Acreditamos a principal dificuldade de perder um funcionário é perder alguém que já conhece como o seu negócio funciona e quais são as rotinas. Depois disso, existe um grande tempo gasto para ensinar alguém novamente. A comunicação interna também é capaz reduzir a taxa de rotatividade.

Lembra que falamos sobre uma equipe que se sente pertencente ao propósito do seu negócio? Esse sentimento aumenta o tempo de permanência, pois, consequentemente, eles também sentem motivação, reconhecimento e alegria por estar em um ambiente de trabalho saudável.

Facilidade na integração de novos colaboradores

Com a comunicação interna, seus novos colaboradores chegarão conhecendo a história da empresa e qual será a sua importância ali dentro, além de serem bem recebidos pela equipe.

Quebre qualquer barreira que possa impedir isso. Os novatos não devem ficar isolados e precisam se adaptar o quanto antes.

Redução em boatos e fofocas

Se tem uma coisa que acaba com o ambiente de trabalho são os boatos e fofocas internas. Por essa razão, reiteramos que é muito importante ter um relacionamento transparente com seus colaboradores, sem abrir margem para especulações ou preocupações desnecessárias.

Minimizar os efeitos de uma crise

Todo negócio passa por crises, sejam elas mais graves ou não. Quando o empresário resolve mostrar para a sua equipe o que tem acontecido, pode acabar reforçando o sentimento de união entre seus colaboradores. No entanto, para alcançar esse resultado, é importante que todos os outros benefícios que citamos estejam presentes na realidade da empresa. Ok?!

Como fazer comunicação interna?

Primeiramente, é importante dizer que existem profissionais qualificados que atuam nessa área. O que é possível perceber em muitas empresas são relações públicas, jornalistas e profissionais que atuam com design trabalhando em conjunto para compartilhar informações relevantes e estratégicas no ambiente corporativo.

A partir de agora, vou compartilhar algumas ideias para que você coloque a comunicação interna em prática dentro da sua empresa e usufrua dos benefícios que essa atividade pode te proporcionar.

Conheça a sua empresa e seus colaboradores

Esse é um ponto importante para o alinhamento das estratégias entre organização e funcionários. Primeiro, você deve ter a missão, visão, valores, história e cultura da sua empresa bem alicerçados. São informações importantes para compartilhar com seu time.

Os colaboradores, por sua vez, devem ser ouvidos. Compreenda as antigas experiências, os valores pessoais, personalidades, diferentes níveis de formação, entre outras características. Esses dados vão te ajudar a entender de que forma as informações deve ser transmitidas.

Planeje sua comunicação interna

A comunicação interna é formada por estratégias que vão buscar alcançar os benefícios que comentamos anteriormente. Por esse motivo, é importante planejar para colocar tudo em ordem.

O seu planejamento deve ser organizado e consistente, além de contar com a antecipação das ações e com quais objetivos almeja atingir.

Busque uma comunicação clara e acessível

A mensagem que você deseja passar para a sua equipe deve ser compreendida por todos, é por isso que a simplicidade deve ser um requisito básico para a comunicação.

Cada perfil recebe a mensagem de forma diferente. Para exemplificar essa questão, imagine que nem todos os seus colaboradores entendem uma linguagem muito técnica, sendo assim, é importante traduzir aquilo que quer transmitir para uma forma que todos entendam.

Seja transparente

Queremos reiterar a importância da transparência no relacionamento com seus colaboradores. Se manter a sua equipe dentro das novidades boas e ruins, você poderá ganhar a confiança e o comprometimento deles com muito mais facilidade.

Evite a burocratização do contato entre as áreas

Essa ação faz com que os processos sejam mais rápidos e simples. As barreiras de contato levantadas entre os diferentes departamentos reforçam o isolamento de grupos e a retenção de importantes informações, é por esse motivo que você deve lutar contra isso.

Lembre que um ambiente de trabalho saudável pode aumentar a produtividade e o comprometimento do seu time. Existem soluções que podem te ajudar nessa desburocratização, como os sistemas ERP que promovem a integração entre as áreas.

Ouça seu público interno

Entendemos que os colaboradores que vivenciam a parte tática e operacional têm mais facilidade para apontar falhas e sugerir melhorias, sendo assim, crie canais de comunicação para que eles possam fazer suas considerações.

Você, como gestor, não deve ter medo das reações. Os colaboradores que são ouvidos tendem a se sentir mais valorizados e se tornam ainda mais engajados com seu negócio.

Utilize diferentes canais e trabalhe com ações e eventos

Esse é um tópico importante da comunicação interna. Você já deve ter se perguntando como vai se comunicar com a sua equipe, certo?

Acredite ou não, a comunicação face a face ainda é a forma mais efetiva de se comunicar, mas no caso de uma empresa, você pode utilizar o email, vídeos, murais, TVs corporativas, entre outros meios que vão te ajudar a alcançar seus objetivos.

As ações e eventos estimulam o convívio entre os colaboradores, por esse motivo, indicamos que você aproveite datas importantes para realizar comemorações, almoços, entre outras ações com este foco.

Reconheça o esforço do seu time

Reconhecer publicamente e recompensar os esforços por bons resultados de um funcionário ou uma equipe incentiva o sentimento de valorização e pertencimento.

Afinal, se as opiniões, críticas e sugestões são aceitas, porque não promover ações de reconhecimento também?

Acompanhe os indicadores da comunicação interna

Não adianta só promover ações e não saber se elas têm dado resultado, concorda? Para conseguir mensurar esses dados, realize pesquisas internas de satisfação, analise a rotatividade dos funcionários e utilize ferramentas de gestão para entender como a mensagem tem chegado até a sua equipe.

Espero que tenhamos te ajudado a entender um pouco mais sobre esse tema e, principalmente, como aplica-lo em seu negócio. Entenda que os resultados não são imediatos, esse é um trabalho contínuo que exige dedicação e atenção, mas que pode te proporcionar grandes benefícios.

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