Como controlar as inadimplências?
Tratar desse assunto é sempre algo delicado, principalmente pelo relacionamento com os clientes. Controlar as inadimplências é um grande desafio, pois reduzir essa porcentagem é fundamental para a sobrevivência e o crescimento dos negócios.
Apesar de delicado, existem estratégias e maneiras que podem te ajudar a fazer esse tipo de negociação de forma amigável, sem prejudicar o seu histórico com os clientes e tornando a redução de inadimplências mais assertiva.
Cenário brasileiro
Infelizmente, grande parte da população brasileira ainda não tem total controle sobre suas despesas. Segundo o Serasa Experian, o número de pessoas com dívidas atrasadas ou negativadas no país foi de 63 milhões em março de 2019, essa foi uma marca recorde.
A partir dessa realidade, muitas empresas acabam contraindo prejuízos e sendo prejudicadas. Para te ajudar a não fazer parte disso, vamos apresentar algumas dicas para facilitar suas negociações e diminuir as inadimplências.
Dicas para controlar as inadimplências
Com base em tudo o que já falamos, é possível concluir que esse controle deve ser uma das suas prioridades, já que pode impedir o fracasso do seu negócio. Agora, vamos conferir como você pode fazer isso.
Tenha uma abordagem respeitosa e amigável
Nós sempre ressaltamos a importância de um bom atendimento ao cliente e isso deve ser levado em conta até no momento das cobranças. Deixe de lado a agressividade e seja cordial e objetivo, garantimos que essa atitude fará toda a diferença.
Busque entender o lado do cliente, pois podem existir fatores que tenham influenciado aquele não pagamento. Você não deve, de maneira alguma, ameaçar ou constranger o cliente, pois isso pode determinar se ele vai demorar mais para pagar ou não, além de aumentar a possibilidade de ele não voltar a fazer negócios e fazer propaganda negativa da sua empresa. Fuja desse cenário!
Proporcione vantagens para aqueles que pagam em dia
Muitas empresas já trabalham dessa forma para reduzir suas inadimplências, porque se o incentivo for realmente atraente, os clientes vão se esforçar mais para pagar em dia.
Essa vantagem pode mudar de acordo com seu produto ou serviço. Você pode oferecer descontos, bônus para as próximas compras ou até mesmo criar um programa de fidelidade para aqueles que pagam em dia com arrecadação de pontos para trocar por benefícios.
Saiba negociar
Nós já comentamos que é importante compreender o lado do cliente, pois existem questões que podem influenciar na falta do pagamento. Esteja aberto a facilitar o pagamento da dívida, seja oferecendo o parcelamento ou um desconto para o pagamento à vista.
Lembre que você deve dar importância ao seu relacionamento com o cliente!
Escolha o melhor canal de comunicação
O meio de contato com o cliente inadimplente deve ser escolhido de acordo com o que ele é mais presente. Se for o WhatsApp, por exemplo, dê início à conversa por lá.
Mas não pense que é algo simples de ser feito, você deve determinar o formato da mensagem conforme a ferramenta que utilizar. Se for utilizar o telefone, não tenha medo da comunicação em tempo real, mas busque manter o foco, calma e cordialidade.
Tenha uma equipe treinada
Capacite o seu time responsável por fazer as cobranças, é importante que conheçam o Código de Defesa do Consumidor. Busque saber se o cliente foi bem atendido durante a negociação, isso faz toda a diferença para que ele volte a fazer negócios com a sua empresa.
Utilize um sistema de gestão
A tecnologia pode se tornar sua grande amiga na busca pela redução das inadimplências. Um sistema ERP, por exemplo, pode permitir que os pedidos passem por análises financeiras e comerciais, além de mostrar o histórico do cliente e realizar o bloqueio da venda para aqueles que estão inadimplentes. Outra funcionalidade muito útil que o sistema de gestão pode apresentar é a notificação de cobrança, onde os clientes podem ser lembrados dos futuros pagamentos e do que está em atraso.
É uma excelente ajuda para o seu dia a dia, não acha?
Qual é o momento de acionar a justiça?
Essa é uma medida muito séria, então é necessário ter calma para que nenhum erro seja cometido, caso contrário, o seu negócio também corre risco de sofrer penalidades.
Não existe um tempo ideal para acionar a justiça, sendo assim, analise os prazos disponibilizados pelo seu negócio para chegar ao momento certo e formalize essa ação ao cliente por diferentes canais de comunicação.
Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a reduzir seu percentual de clientes inadimplentes. Essas ações fazem parte do dia a dia de todo empresário e são importantes para o crescimento dos negócios.
ERP WebMais
Agora que já falamos um pouco sobre o controle de inadimplências, chegou a hora de conhecer nossa solução. O ERP WebMais está no mercado desde novembro de 2005 e é especialista em Sistema ERP online para distribuição e indústria.
Através do ERP WebMais, os usuários podem mandar notificações de cobrança e ter acesso ao perfil do cliente, com todo o histórico de comercialização, além de ser possível controlar a aprovação dos pedidos por meio de análises e o bloqueio de clientes inadimplentes.
Nosso principal objetivo é impulsionar o negócio de nossos clientes, através de ferramentas que utilizam da tecnologia em nuvem e oferecem total segurança de dados. Quer conhecer mais sobre nossa solução? Entre em contato conosco! Estamos te aguardando no chat ao lado ou no telefone (41) 99264-8492.